
A Associação Portuguesa de Profissionais dos Espectáculos e Eventos nasceu no dia 4 de Junho de 2021, para dar expressão à reivindicação dos homens e mulheres que viram as suas actividades canceladas em 2020 devido ao encerramento forçado instituído pelo governo, como resposta à pandemia de Covid19.
A enorme dificuldade de retoma das actividades motivou a reunião destes trabalhadores e estimulou a criação de um movimento representativo, que resultou na constituição de uma associação sem fins lucrativos, com o propósito de agregar os diferentes subsectores de actividade, para a realização de um dossier com propostas para os problemas crónicos existentes.
Apesar de se terem tornado subscritores da plataforma cívica Convergência pela Cultura, que agregou diversas organizações formais e informais e independentes, para contribuir com propostas concretas para a melhoria das condições de trabalho na área da Cultura, os profissionais da APPEE provêm de outros subsectores que não pertencem à Cultura, porque uma grande parte deste tecido, opera igualmente na industria privada e nas empresas públicas.

Esta associação não possui vínculos partidários, pelo que agrega todos os profissionais que pretendem ser representados, no seu pleno direito de escolha, porque acreditam que a representatividade não é exclusiva dos sindicatos, e deve reconhecer todos os homens e mulheres que obtêm rendimentos sobre o trabalho que desenvolvem, independentemente do regime em que se encontram inscritos, da sua condição económica ou das especificidades das suas actividades.

Os milhares de profissionais que trabalham na Industria e no Comércio do Entretenimento e da Cultura, podem ter na APPEE uma força representativa, competente e séria, para a consolidação dos direitos e deveres dos profissionais, mas também para a formação das novas gerações que hoje ambicionam com um presente e um futuro ligado ao universo dos espectáculos e eventos.
A Associação Portuguesa de Profissionais dos Espectáculos e Eventos prepara-se para mudar de sede. Estamos a preparar novas eleições para os órgãos sociais.
Segue-nos em: