Início   Associação   Cultura   Proposta Associativa

A ANUARTIS é a designação oficial da Associação Nacional para a União das Artes, constituída no dia 8 de Junho de 2015, por um conjunto de pessoas, trabalhadores da Cultura, em todas as áreas de actividade, não tem fins lucrativos e promove abertamente a convergência entre as diferentes organizações existentes em defesa da culturalidade como parte integrante da coesão nacional e da valorização de todo o património material e imaterial e da língua portuguesa como fomento da soberania nacional.

O direito de reunião e de associação à Cultura, incentivam a defesa dos valores da solidariedade, da autonomia, da democracia e do trabalho, em representação do património, paralelamente à globalização e à política, no exercício da recuperação das áreas sócio culturais, da cidadania activa, da identidade local e da expressão cultural, num processo onde a interdependência entre a identidade e a actividade define o papel que cada pessoa desempenha na sociedade.

Associação

A associação é constituída por pessoas ligadas a várias áreas de actividade cultural, desde as artes ao associativismo cultural e desportivo, aos profissionais ligados aos espectáculos e pessoas sem vínculo à Cultura, que manifestaram interesse em participar na construção de propostas devidamente enquadradas no objecto social aprovado quando da sua constituição.

O funcionamento da associação é determinado pelos seus órgãos sociais e pelo Presidente da Direcção, que determina a orientação estratégica de cada proposta que visa desenvolver, podendo para esse efeito delegar responsabilidades.

Órgãos Sociais e Estatutos

A actividade desenvolvida pelos membros em representação da associação, na sua generalidade, é benévola e todas as iniciativas destinam-se a garantir meios e capacidade de intervenção no tecido social, no trabalho dos membros e parceiros e na comparticipação directa na vida activa dos mesmos mediante solicitação de apoio, e também na capacitação colectiva em prol do interesse público, sempre que as circunstâncias o exigirem.

A prioridade objectiva da associação é a prestação da solidariedade institucional, com propostas de acordos de participação activa na vida das pessoas, quer pela aquisição de bens e serviços, de equipamentos e outras formas de apoio que possam ser atribuídas em benefício da qualidade de vida e no combate à precariedade.

A associação colabora com todas as entidades em regime de cooperação e procura estabelecer acordos em função das necessidades comuns.

Os membros da associação são aceites pela Direcção mediante proposta de adesão, estão sujeitos a deveres e direitos e contribuem com o pagamento de quotas e podem ser apoiados na execução das suas propostas pessoais desde que devidamente enquadradas no objecto social.

 

Este site encontra-se em desenvolvimento, esperamos ser breves com a conclusão.

Rua General Leman, 3, 1º esq. – 1600-101 LISBOA
E-mail: anuartis.lisboa@gmail.com

Apoio:
Costabilidade – Agencia Serviços Contabilidade, Lda.
Rua Filipe da Mata, 31-A/B - 1600-068 LISBOA

Design: João Pita Groz