Início   Associação   Cultura   Proposta Associativa

Cultura

A Cultura é um conceito que resulta num enorme padrão de significados, diferentes concepções herdadas por meio das quais se promove a comunicação.

A sua definição genérica resulta de todos os hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade, no conjunto das ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidas de geração em geração.

Sociologicamente, a cultura é um todo, é a herança social e total da humanidade, tornando-se um conjunto de várias culturas, cada uma delas característica de um determinado grupo de indivíduos.

Apesar do conjunto de manifestações humanas que contrastam com a Natureza, na associação à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas, a cultura será sobretudo a informação que ao longo dos tempos se reúne pela aprendizagem teórica e prática com o fim de ser transmitida às gerações seguintes, pelo que é também a “criação”, porque renova-se a par com a evolução humana.

Antropologicamente, a cultura corresponde às formas de organização social, onde os hábitos no seio da sociedade são incluídos, como parte da identidade de cada povo, tornando-se evidente englobar na cultura o conhecimento, as crenças, a arte e a moral, as leis e os costumes, entre outras aptidões.

Mas a cultura também poder ser compreendida em função da ideia de comunicação pública, livre de restrições ou condições, visível ao desenvolvimento, debatida e reproduzida, podendo tornar-se discursiva pela articulação da linguagem escrita ou falada, e sujeita a contestação. A cultura pública representa sobretudo o senso comum.

 

Este site encontra-se em desenvolvimento, esperamos ser breves com a conclusão.

Rua General Leman, 3, 1º esq. – 1600-101 LISBOA
E-mail: anuartis.lisboa@gmail.com

Apoio:
Costabilidade – Agencia Serviços Contabilidade, Lda.
Rua Filipe da Mata, 31-A/B - 1600-068 LISBOA

Design: João Pita Groz