O reconhecimento do aumento generalizado do fenómeno da violência em Portugal, traduziu-se na preocupação da Associação Nacional para a União das Artes relativamente à necessidade de contribuir activamente para a diminuição do impacto deste problema.

Em conformidade, conjuntamente com a Associação de Música de Odemira, a ANUARTIS decidiu criar um grupo de trabalho para a criação de um movimento, que por força da necessidade de protecção da marca criada (RESPECT), resultou na constituição de uma associação sem fins lucrativos, que se denominou Movimento RESPECT – Associação Sócio-Cultural. 

O que é o RESPECT


Projecto dedicado à criação de programas socioculturais de âmbito pedagógico, destinados a todos os estabelecimentos de ensino do País, para a prevenção e erradicação da violência. 

Constituição de movimento cívico representativo, dedicado à promoção do projecto e à sua implementação. 

Nome do Projecto: RESPECT – Respeito; Empatia; Solidariedade; Proteção; Educação; Compaixão e Tolerância 

– a representação dos valores fundamentais que constituem a base de referência na construção de uma proposta pedagógica, social e cultural, dedicada à prevenção de todas as formas de violência.  

Com base nas inúmeras manifestações culturais que ao longo dos anos foram sendo destinadas ao entretenimento das comunidades locais, surgiu a inspiração para a criação de um movimento de profissionais e amadores ligados às artes e aos espectáculos, dedicado ao empoderamento individual e ao fortalecimento da solidariedade social, com o objectivo de contribuir para a consolidação de equilíbrios indispensáveis à valorização da cidadania e do respeito pelas diferenças. 

As artes e o seu enquadramento numa ação que visa a construção de sinergias, são o denominador comum numa proposta de criação de um genuíno movimento sociocultural dedicado à prevenção e erradicação da violência, em todas as vertentes que podem ser caracterizadas. 

Estamos a preparar uma iniciativa que brevemente será publicada.

Este movimento destina-se a todo o território nacional (Portugal Continental e Arquipélagos dos Açores e da Madeira)