Rede
A ANUARTIS defende que as organizações formais e informais sejam devidamente reconhecidas e beneficiem de uma nova rede interactiva que as enquadre e represente, com a criação de ordens dedicadas à reunião dos interesses e posições públicas das diferentes associações, de acordo com a área de actividade onde se encontram inscritas.
Acreditamos que o papel das associações culturais deve ser revisto em benefício da criação de um novo modelo de organização, mais abrangente, inclusivo e participativo, mas sobretudo em sede de contribuições e impostos
Queremos que as organizações formais e informais beneficiem de uma nova rede interactiva que as motive relativamente ao papel que desempenham na sociedade, que lhes confira legitimidade e enquadramento político e social, e que lhes permita contribuírem com propostas para a construção de um exercício legislativo justo e adequado às necessidades específicas do sector cultural.
Apoiamos a investigação académica e os estudos científicos que se apresentam hoje como ferramentas indispensáveis à compreensão do tecido laboral da Cultura e ao papel essencial das associações nas comunidades onde estão inseridas.
Estamos empenhados na construção de um caminho que nos permita contrariar e anular a tendência para a estagnação e desmotivação da cidadania activa. Queremos criar condições para a construção de um modelo de desenvolvimento associativo solidário e participativo, não substitutivo das organizações existentes, centrado na defesa da identidade cultural e do património material e imaterial.