Actividade

 A actividade da ANUARTIS insere-se numa dinâmica global, descentralizada, de âmbito nacional e internacional

Nesse contexto existe uma metodologia aplicada à proposta associativa:

1- Identificação dos grupos e organizações formais e informais que desenvolvem as suas actividades ligadas às áreas de interesse da associação, de acordo com o papel que desempenham localmente em todas as regiões. Nesse contexto podem incluir-se museus, galerias, teatros, escolas de arte e música, artistas independentes, comunidades étnicas, entre outras.

2 – Organização de encontros entre os diferentes actores culturais com vista à criação de oportunidades de comunicação e colaboração. Esse processo pode ser alcançado através da realização de reuniões, de workshops, de conferências ou outros eventos específicos. Pretende-se a partilha de ideias e experiências e a identificação de interesses comuns.

3 – Desenvolvimento de parcerias e projectos conjuntos. Criação de parcerias para a organização de projectos conjuntos, desde exposições, espectáculos, eventos culturais, projectos educacionais e de formação, festivais e feiras culturais.

4 - Consolidação de uma rede dedicada à partilha e recursos e conhecimentos, com a criação de bancos de dados de artistas, de profissionais e de instituições. Nesse contexto inclui-se a criação de plataformas online para a partilha de informações e de oportunidades, assim como a organização de oficinas e cursos para a capacitação em diversas áreas de actividade.

5 – Promoção da diversidade e da inclusão. Pretende a criação de uma rede cultural inclusiva e representativa dos diferentes grupos e expressões culturais, que incentive a participação de minorias étnicas, de artistas emergentes e outros grupos marginalizados, e trabalhe para a promoção da diversidade cultural e da igualdade de acesso às oportunidades culturais.

 6 – Ampliação da proposta associativa. Pretende o alargamento da acção que desenvolve em rede para estabelecer parcerias com outras redes culturais locais, regionais (nacionais e internacionais) para a criação de oportunidades de colaboração e troca de experiências, de modo a fortalecer o impacto da rede cultural.

7 – Avaliação regular dos resultados e do impacto das actividades criadas no âmbito da rede cultural interdependente. O objectivo consiste da revisão constante das metas e dos objectivos da rede, da identificação de novas áreas de actuação e da melhoria de processos e mecanismos de funcionamento da rede, tendo em consideração que cada contexto cultural é único e exige a adaptação de estratégias e acções de acordo com as necessidades e especificidades locais de cada região.